segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

De onde veio isso? A palavra SIFU


Essa eu tinha perdido! Recentemente nosso presidente usou o termo SIFU.
E como foi isso? Lula trazia um pronunciamento escrito por assessores. Mas avisou: “Não tem nenhuma razão para eu ler esse discurso aqui”. Falaria sobre o Fundo Setorial do Audivisual, lançado no Rio, no dia 04/12/2008. Desistiu: “A pessoa menos indicada para falar de audiovisual seria eu”. Preferiu tratar de “um outro assunto”. Brindou a platéia de produtores culturais e artistas com um improviso de 45 minutos sobre a crise global. Em certos momentos, recorreu a um linguajar de botequim. Valeu-se de uma analogia médica para explicar o seu otimismo maroleiro.
Se um de vocês fosse médico e atendesse a um paciente doente, o que vocês falariam para ele?…”

“…Olha, companheiro, o senhor tem um problema, mas a medicina já avançou demais, a ciência avançou, nós vamos dar tal remédio e você vai se recuperar…”
“…Ou você diria: meu, sifu!. Vocês falariam isso para um paciente de vocês? Vocês não falariam”.
Veja o video:




O "sifu" que o Palácio do Planalto fingiu não ter ouvido (publicado no "O Globo")
Doravante, deve-se desconfiar da transcrição dos discursos de Lula publicada na página oficial da presidência da República na internet. Por que se ali de classifica como "inaudível" o que todo o mundo ouviu, imagine o que não se faz com outros ponunciamentos que não chama tanto a atenção?

Política à parte, afinal, de onde veio isso? A palavra SIFU vem de "se fudeu" que vem do inglês FUCK.

E qual é a origem da palavra FUCK?

Muito antigamente, no palácio real na Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do rei. (A não ser que tratasse de um membro da família Real). Quando alguém queria manter uma relação sexual, tinham que pedir para o monarca, que lhes entregava uma placa, que deviam colocar na frente da porta de seu quarto enquanto tivessem relações sexuais. A placa dizia: "Fonification Under Consent of the King". Essa é a origem da palavra inglesa "Fuck"!

O que você acha disso?

Nenhum comentário: