segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Museu do Café - Santos

Este é um post caprichado, pois adoro o assunto Café! Se você gosta também, vale a pena ler!

Gosto muito deste assunto e quem me conhece sabe que eu e meus amigos próximos só tomam café expresso e sem açúcar! Quer tomar com açúcar?? fazer o que? gosto não se discute! Tenho até uma comunidade no orkut para as pessoas que tomam café sem açúcar (http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=2062256)

Esse é um post de agosto, mas volte nele, pois sempre que souber alguma dica sobre café, colocarei aqui, ok?? Aliás, mande para mim. Café rende muita conversa boa!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Faz muito tempo que o Museu do Café de Santos estava na minha lista de destinos, mas que nunca dava certo. Quando deu certo foi assim, sem combinar e eu nem camera fotográfica levei. Por isso tenho que voltar pois não posso confiar na minha memória. Mas tudo tá por lá há tantos anos... terei chance e voltar.

Fiquei penando como o café trouxe riqueza, né?? Muitas histórias e é interessante saber que os japoneses fizeram parte dessa história.

Que bom que eu fui em 2008, ano da comemoração dos 100 anos da imigração japonesa e eu pude saber do café que tanto gosto com o toque das histórias que fizeram parte da história da minha família.

Mas falando um pouco sobre o prédio, ele é muito bonito e ostenta a riqueza de época. Olha a entrada. Essa coisinha branca logo na entrada, sou eu! Que lugar suntuoso, hein?



Feito sem economia, por toda parte, mosaicos de pedra no chão, ricos em detalhes. Logo na entrada tem um mosaico lindo.

No teto do saguão onde ocorriam os pregões, tem um vitral lindo






Quadros gigantes e móveis em madeira, fazem parte dessa sala.


















=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Fotos de Marcos Piffer, expostas no Museu do Café (veja mais no site dele: http://www.marcospiffer.com.br/)










As fotos das história dos japoneses eram muitas. Aqui uma brincadeira!





Olha eu ai, na chegada dos japoneses!









=-=-=-=-=-=-=-=-=-





Ao final da visitação você pode provar o café e até comer uns quitutes (não tem muitas opções, mas tem)


Bom é poder levar para casa. Lá você poderá adquirir:

- Orgânico
- Sul de Minas
- Cerrado
- Blend próprio que mistura os três grãos acima (esse blend foi o que comprei e você consegue sentir um pouco de acidez).



E olha que sorte a minha?? pude adquirir a latinha COMEMORAÇÃO 100 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA.


A moagem você é quem diz, pois eles moem na hora de acordo com o gosto do freguês. rs


Onde fica??
O Museu fica na Rua XV de Novembro nº 95 Centro - Santos - SP
Fone: 13 3219-5585
O ingresso custa R$ 5,00 e de terça à sábado funciona das 09h às 17h e domingo das 10h às 17h




=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Curiosidades sobre o Preparo do Café


- Não se diz, espuminha do café e sim, creme do Café, ok? o creme do café expresso é aquela camada espessa e rica que se forma, caso o café tenha sido bem tirado. Ele serve para manutenção da temperatura e preservação do aroma antes de ser consumido. O creme permanece na xícara por um longo período. Ele marca e adere à parede da xícara e é o sinal mais importante de que o expresso foi bem tirado. O expresso bem tirado tem creme espesso, com cor homogênea e retém uma porção de açúcar (teste do açúcar) durante alguns segundos.


- Quem começou tudo, judeus ou islâmicos? É difícil determinar exatamente quando o café foi identificado e consumido pelo homem pela primeira vez, dando início ao hábito natural mais importante e saudável do mundo: o de tomar café. Alguns historiadores e curiosos acreditam que a planta foi descoberta na região de Kaffa na Etiópia em torno do ano 600 de nossa era (A.D.= Anno Domini), quando um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam excitadas após comerem os grãos de uma plantinha vermelha, o café. Kaldi também comeu os grãos de café e sentiu seus efeitos estimulantes, ficando nem humorado e desperto todo o dia. Para viajar resolveu torrar os grãos e preparar uma bebida - pronto, estava descoberto o café ????? (recebi um scrap do Damião na minha página do Orkut e resolvi publicar aqui! )

=-=-=-=-=-=-=-=-=-

INFLUÊNCIAS DA TORRA E MOAGEM
O ponto de torra e o grau de moagem são fundamentais para a bebida mais saborosa.
Grau de torra : Características
Clara acentuada acidez, suavidade do aroma e sabor, menos amargor
Escura diminui a acidez, acentua sabor amargo, bebida mais escura

Grau de moagem :Preparo
Pulverizado café árabe, onde o pó não é coado
Fina filtração (filtros de papel, coador de pano)
Média café expresso
Grossa cafeteira italiana

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Na minha casa tenho:

Cafeteira Italiana

Essa é bem bacana. Simples e funciona bem. Basta colocar a água na parte de baixo, e o pó na parte do meio. Levar ao fogão e a água ferve e passa pelo pó, sube e fica na parte superior. O café fica gostoso mas não forma creme.



Cuidados: Não pode deixar o café ficar cozinhando, pois ficará horrível. Preste atenção pois dá para saber quando a água de baixo acabou. O pó deve ter moagem grossa, senão entope a peneirinha e o café não sobe e estraga a válvula e mesmo que você consiga fazer o café, ele virá com muito pó.

O problema é que quando você vai ao supermercado, mesmo os mais sofisticados como o Pão de Açúcar (que há tempos tem uma ala generosa com muitos tipos de café gourmet) nunca tem um que é específico para cafeteira italiana, embora está tenha seus adeptos no mundo inteiro. Escolha os que tem moagem para cafeteira espressa, por ser mais grossa, nunca use os pós finos feitos para filtro de papel. Agora, se você comprar num desses lugares que moem na hora e tenha gente que entende mesmo de café, é só falar que quer café moido para esta cafeteira que o cara já vai saber (vai moer um pouco mais grossinho que faria para a cafeteira espressa)


Cafeteira Eletrolux - Crema Chef

Essa é a queridinha da minha casa! Trabalha com 15Bar de pressão. Achei que tem uma boa relação custo benefício.

Faz o creme direitinho! mas é necessário usar o café na moagem correta, comprar café com moagem para cafeteira espressa.

Gosto de beber o café Orfeu, mas só encontro com moagem fina. Insisti e coloquei lá, mas o café sobre para descer e quando abro o cachimbo, tem uma piscininha lá. Enfim, compre o pó certo!

Uma hora dessas conto a respeito dos pós de café que compro!

=-=-=-=-=-=-=-=-=-


Mais Curiosidades


Kopi Luwak is The Rarest Gourmet Coffee in The World


Além de ser o mais raro também é o mais caro.

Considerado o café mais caro do mundo (US$ 600.00 por meio kilo), o Kopi Luwak (ou Civet Coffee) é com certeza também o mais exótico. O café vem normalmente das ilhas do arquipélago da indonésia, e também do vietnam e sul da Índia. Kopi é a palavra indonésia para café e Luwak é o nome do animal da foto acima, o Asian Palm Civet (Paradoxurus hermaphroditus), uma espécie de gato herbívoro que habita as florestas da dita região asiática. E a conexão entre o ‘gato’ e o café? Resposta: por alguma razão o animalzinho em questão adora banquetear-se com as frutinhas das árvores de café arábica da região, que obviamente por serem sementes, não são digeridas pelo animal. Até aí nada de extraordinário, mas a incrível capacidade humana de criação e aproveitamento das dádivas de Tupã, levou alguns indivíduos a pensar (e de fato) testar a qualidade e sabor do café que uma vez esteve nas entranhas do pseudo-felino comedor de arabica.

Pesquisa feita por diversas universidades atesta que o trato digestivo do animal realmente produz significativas mudanças nas sementes que depois de tratadas, higienizadas, e torradas, são vendidas a preço de ouro em sites especializados. Todos os que provaram desta iguaria, confirmam que o sabor é algo inigualável e que deve estar na lista dos que apreciam um bom café

http://www.buy-kopi-luwak.com/

Nenhum comentário: