segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Barzinho: Empório Santa Therezinha


O Empório Santa Therezinha fica na Entrada das Flores do Shopping D. Pedro. Trata-se de uma filial do empório com o mesmo nome que funciona no mercado municipal de São Paulo. Logo, não é coincidência ter pão com mortadela e pastel de bacalhau.
Trata-se de um empório mesmo, desses que a gente vai para comprar azeite, pistache, bacalhau, frios, chocolate. porém com mesinhas e cadeiras para que a gente possa degustar lá mesmo. O local não é grande (48 lugares) e vive lotado.


Uma amigona minha, a Mônica Landgraf marcou seu niver lá e foi legal e bem democrático, cada pode comer o que teve vontade. Família, choppinho, porçãozinha, pastelzinho (que não tem não de "zinho"), bom papo e animação. É como dizem: tem coisas na vida que não tem preço! rs
Para quem não conhece, a Mônica é mãe do Enzo!! Esse menino prodígio é um capítulo à parte, viu?? mais famoso que os pais..

Onde fica?
Shopping D. Pedro - entrada das Flores
http://www.statherezinha.com.br/


=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-


Curiosidades sobre o Bacalhau



Bacalhau é peixe sim!



Vou me explicar: outro dia me disseram que Bacalhau não era um peixe e sim um modo de preparar peixe. Poxa!! e eu que sempre achei que fosse um peixe, fiquei intrigada mas não consegui argumentar. Fui dar uma olhada e graças, Bacalhau é um peixe sim!!


Vamos lá, Segundo o wikipédia, o bacalhau é o nome comum para os peixes do gênero Gadus, pertencente à família Gadidae. Atualmente, este peixe encontra-se em vias de extinção devido ao consumo excessivo, sendo que Portugal é o maior consumidor em nível mundial, possuindo na sua gastronomia centenas de maneiras de confeccionar.

O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que já o pescavam desde o século XIV, época das grandes navegações. O peixe foi descoberto e era adequado às necessidades da época, como produto não perecível (pelo facto de poder ser salgado, e manter suas características gustativas) que aguentava longas jornadas.



Estamos tão acostumados a ver o bacalhau seco que nem conseguimos imaginá-lo nadando como na foto ao lado. E pensar que a gente nunca vê a cabeça do bacalhau!! rs





2 comentários:

monica@c2lan.com.br disse...

Eu fui!!
comi bolinho de arroz com carne seca! bom demais!!

Unknown disse...

Eu fui lá, duas vezes! Gostaria de ter ido mais... gostaria de ir toda semana...
É um delícia!!